Home / Notícias / Piatã recebe Mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata

Piatã recebe Mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata

Os dados da pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelaram que, neste ano, 68.220 novos casos de câncer de próstata foram descobertos no Brasil. A doença, segunda com maior número de incidência entre os homens, perdendo apenas para os tumores de pele, é silenciosa e afeta, principalmente, aqueles que estão na terceira idade. Atento às pesquisas e com o objetivo de promover a saúde, a Fundação Lar Harmonia e a Sociedade Brasileira de Urologia-Secção Bahia realizam, neste sábado (10), das 7h às 13h, o 4º Mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata.

Na iniciativa, serão realizados consultas e exames de sangue (PSA) e digital da próstata (toque retal). A Fundação Lar Harmonia pretende atender 240 homens a partir de 45 anos. O atendimento será realizado por ordem de chegada e de forma gratuita, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (AMEB), na sede da Fundação, no bairro de Piatã.

O urologista Sheldon Menezes, coordenador do AMEB, recomenda que. para ser realizado o atendimento, é necessário apresentar carteira de identidade e cartão do SUS Salvador, além de estar em jejum de 2 horas e há dois dias sem praticar atos sexuais. “Sabemos da gravidade da doença e da necessidade de se cuidar. O mutirão é uma oportunidade de diagnosticar precocemente a doença e é a favor da vida”, pontua.

Segundo o médico, os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia no CICAN e os casos confirmados serão submetidos a cirurgia no Hospital das Clínicas.

O mutirão também recebe o apoio do Centro Estadual de Oncologia (CICAN), do Serviço de Urologia-UFBA-HUPES e do Laboratório LPC.

SERVIÇO 

 

4º Mutirão de prevenção ao câncer de próstata

Data: 10 de novembro de 2018

Horário: 07h às 13h

Documentos: RG e Cartão do SUS

Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560, em Piatã.

Compartilhe: