Home / Redação TEC / Só este ano mais de 6.000 jogos foram laçados na Steam
Foto: Reprodução

Só este ano mais de 6.000 jogos foram laçados na Steam

Que a Steam é a plataforma de games que mais cresce mundialmente já não é novidade para ninguém, mas uma olhada em seus gráficos podem surpreender até os especialistas da área. Foi o que ocorreu com Daniel Ahmad, analista da Niko Partners. Ao fazer uma analise ele constatou que só neste ano, que nem se encerrou ainda, foram adicionados mais de 6.000 jogos na Steam, mais que se somar o lançamento dos 10 anos anteriores (de 2005 a 2015).

Os motivos podem ser bem claros, primeiro o antigo Greenlight, que desde junho foi substituído pelo Steam Direct, que acelerou o número de lançamentos, permitindo desenvolvedores pequenos criarem seus projetos e adicionarem na plataforma, passando por algumas formas simples de avaliação antes do lançamento.

O segundo motivo é que hoje em dia é muito mais fácil se criar um game, com ferramentas no mercado dedicada ao processo de criação, que podem ser utilizadas até por iniciantes e entusiastas da área. O que há cerca de 5 anos, poderia se levar anos para criar um jogo, com uma equipe razoável, hoje é resumido há alguns meses com uma equipe minima. Essa facilidade vem auxiliando até as grandes empresas do ramo, que produzem sequencias intermináveis de suas franquias, e lançamento quase que anual, sem mencionar DLC’s e complementos para os games delas.

Até o final do ano pode ser que a Steam alcance cerca de 7.000 jogos lançados no ano, mas surge um problema, que deve ser analisado: vários jogos realmente bons são lançados, por desenvolvedores indies com talento e inspiração para criar algo inovador e com pouco recurso, mas com este volume todo de laçamentos, vários jogos meia boca também acabam na biblioteca da Steam, fazendo com que os usuários da Steam se deparem com vários lixos colocados lá apenas com o fim de ser um caça níquel digital, entregando um jogo mal desenvolvido e sem enredo, somente para arrecadar lucros, mesmo que vendidos a R$ 1,99 dificultando tanto para quem procura algo novo compensador, tanto para quem realmente se dedica a criar algo de qualidade ganhar um pouco de destaque em meio a tantos outros games da biblioteca disponível.

Compartilhe: