Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Sextas Instrumentais leva camerata da OSBA para o Centro Cultural Plataforma
Foto: Isabel Gouvea/Secul t BA

Sextas Instrumentais leva camerata da OSBA para o Centro Cultural Plataforma

Acontece nesta sexta-feira (24), às 15h, no Centro Cultural Plataforma, mais uma edição do Sextas Instrumentais, projeto que visa democratizar o acesso à música erudita em Salvador e região metropolitana. Fruto de uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o projeto busca levar uma série de apresentações gratuitas de modo itinerante e periódico para espaços culturais da SecultBA.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes. São eles: Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Os espetáculos ocorrerão entre os meses de julho e dezembro de 2015, pelo menos uma sexta-feira a cada dois meses, sempre às 15h. Os concertos terão caráter artístico-pedagógico e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Confira o cronograma de apresentações

MÊSESPAÇOCAMERATADATA
JULHOCC PlataformaBahia Cordas24.07
AGOSTOEC AlagadosQuadro Solar07.08
Casa da MúsicaQuadro Solar21.08
CT Lauro de FreitasQuarteto Novo21.08
SETEMBROCT Solar Boa VistaQuadro Solar18.09
CC PlataformaSexteto Opus Lumen25.09
OUTUBROEC AlagadosBahia Cordas02.10
CT Lauro de FreitasSexteto Opus Lumen16.10
Casa da MúsicaBahia Cordas23.10
NOVEMBROEC AlagadosSexteto Opus Lumen13.11
CC PlataformaQuarteto Novo27.11
DEZEMBROCasa da MúsicaSexteto Opus Lumen04.12
CT Solar Boa VistaEncerramento – todas as Cameratas11.12

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.

Mais informações: www.espacosculturaisbahia.org

Telefone: (71) 3103-3278.

Secult BA

Compartilhe: