Home / Destaque / Semi-UTI Neonatal do Roberto Santos amplia capacidade de atendimento
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Semi-UTI Neonatal do Roberto Santos amplia capacidade de atendimento

A Semi-UTI Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, passou a dispor de 23 leitos após reforma e ampliação. A estrutura, reinaugurada ontem (23), está mais moderna e bem decorada. Ao todo, cerca de R$ 65 mil foram investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais a qualidade dos procedimentos médicos para gestantes e recém-nascidos.

A unidade conta com equipe de sete técnicos de enfermagem e três enfermeiros por turno. Ela é responsável pela realização de procedimentos como cateterismo, ultrassom, ecocardiografia e atendimento pré e pós operatório, quando não há alta complexidade no caso. O HGRS é referência na Bahia em cirurgias neonatais e a Semi-UTI sempre ofereceu importante suporte para bebês, de até 28 dias, que apresentam patologia, especialmente malformações do sistema nervoso, central e periférico.

“O básico da Semi-UTI é o atendimento a pacientes que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva, de onde saíram do quadro de gravidade e precisam concluir o tratamento, para chegar em estado clínico que possa receber alta médica. Aqui damos todas as condições dos recém-nascidos se recuperarem”, explicou a enfermeira Nalmy Melo.

Dezoito leitos da unidade já foram ocupados. Em um deles está João Pedro, de apenas oito dias, que já está prestes a receber alta médica. O bebê nasceu com icterícia, doença em que a criança nasce com a cor da pele amarelada, resultado do excesso de um pigmento no sangue. A mãe Eliane Fiúza ressaltou a importância do suporte da unidade na recuperação do filho. “Eu tive o meu bebê aqui, tive que ficar um tempo na enfermaria, mas assim que reinaugurou [a Semi-UTI] fui encaminhada para cá. Fui recebida muito bem. A equipe médica dá todo o suporte para o recém-nascido ficar bom logo. Eu só tenho o que agradecer”.

Intervenções

Para que a Semi-UTI do Hospital Geral Roberto Santos ampliasse a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados, várias intervenções foram realizadas – desde a demolição de paredes e levantamento de alvenaria, incluindo reboco, até o aumento do número de leitos, que contam com equipamento moderno. Janelas foram recuperadas e o número de tomadas aumentado. Além disso, as pias de inox foram substituídas por pias de louça, melhor posicionadas para a lavagem das mãos. Também foram colocados elementos decorativos para deixar o ambiente mais agradável, harmonioso e humanizado, capaz de induzir maior sensação de bem-estar aos pacientes e familiares.

 

Secom/BA

 

Compartilhe: