Home / Notícias / Projeto Março Mulher tem programação especial nas Bibliotecas Públicas do Estado

Projeto Março Mulher tem programação especial nas Bibliotecas Públicas do Estado

As Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia terão uma programação especial durante todo o mês de março. As unidades vinculadas à Fundação Pedro Calmon/Secult, irão promover diversas atividades onde o público poderá apreciar, gratuitamente, variadas ações com temas envolvendo a força feminina, sua participação nos mais diversos setores da sociedade, em especial nas artes e na literatura.

Durante todo o mês de março, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) promove a Exposição ‘Personalidades Femininas da Bahia’, no Foyer da unidade. No dia 14, às 10h, acontece a Roda de Conversa sobre: Mulheres Negras ‘Luta e contribuição para a história do nosso país’, e no dia 20 a palestra ‘Mulheres Emponderadas’, com a historiadora Manuela Nascimento que irá discorrer sobre o poder da mulher na tomada de decisões em diversos ambientes da sociedade, principalmente na política e economia.

Já no dia 18, em parceira com o Curso Projeta e Bella Donna Depil, a BCEB promove um ‘Dia de Beleza’. A atividade consiste em disponibilizar serviços de massoterapia, designer de sobrancelha, auto maquiagem e o workshop de depilação egípcia ministrada pela profissional de estética Cláudia Mendes.

A Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) fará uma exposição durante todo o mês com textos bibliográficos, com fotos e caricaturas de mulheres que se notabilizaram ao construírem suas histórias, mostrando a importância da mulher e seu empoderamento. E no dia 23, às 14h30, acontece a oficina de maquiagem ‘Pronta pra Arrasar’, que tem como objetivo ensinar técnicas de maquiagem para mulheres surdas, com o amparo de um interprete de LIBRAS em sala.

Já na Biblioteca Juracy Magalhães Jr do Rio Vermelho, o destaque são as oficinas de beleza feminina, de dança afro para mulheres, e de aula básica de defesa pessoal para mulheres, respectivamente nos dias 9, 10 e 13. A oficina de beleza, que terá o apoio da Mary Key e O Boticário, vai oferecer cuidados básicos com a pele, dicas para evitar envelhecimento precoce, transformação através da limpeza de pele e maquiagem. A oficina de dança afro para mulheres ensinará técnicas de dança afro-brasileira que tem por características marcantes a força em seus movimentos e a grande agilidade na execução dos passos. A aula básica de defesa pessoal oferece uma aula experimental com profissionais de defesa pessoal e primeiros socorros.

Para aqueles que não perdem as novidades da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, no dia 7 terá o lançamento da Série Especial Perfis Femininos: Luiza Bairros. A exposição contará a trajetória de Luiza Helena Bairros, uma das mais importantes intelectuais negras da contemporaneidade, que teve uma atuação política fundamental no movimento negro da Bahia e do Brasil. Luiza que é natural do Rio Grande do Sul, mudou-se para Salvador na década de 1970 e aqui participou ativamente do processo de formação do movimento negro contemporâneo e do movimento de mulheres negras.

No Dia Internacional da Mulher (8), a Biblioteca Móvel estará no Shopping Cajazeiras, das 9h às 17h, homenageando o público feminino, distribuindo poesias e interagindo com o público com oficinas e muito bate papo. E a Biblioteca Pública Thales de Azevedo destaca na programação oficinas de artesanato ‘Uma Ferramenta de Inclusão Social e Econômica’. No Dia 12, das 9h às 12h, acontece a oficina de bijuterias, e das 14h às 17h a oficina de sabonete artesanal. Já no dia 13, das 9h às 12h, a oficina de pintura em vidro e a oficina de pintura em tecido, das 14h às 17h.