Home / Destaque / Programa Água Saudável beneficia moradores do bairro de São Caetano
Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Programa Água Saudável beneficia moradores do bairro de São Caetano

As Voluntárias Sociais da Bahia realizaram, nesta quinta-feira (23), sua primeira ação no bairro de São Caetano, em Salvador. Famílias prejudicadas pela chuva receberam 100 filtros de água, através do Programa Água Saudável. A entrega ocorreu em evento, no Conselho de Moradores do bairro, que incluiu palestras sobre tratamento de água e os cuidados com os filtros.

Para a moradora Giomara Silva Santos, 40 anos, a preocupação das Voluntárias Sociais em resolver o problema da qualidade da água consumida na comunidade é muito importante. “Muitos de nós que perdemos a casa estávamos bebendo água da torneira. Fiquei doente por [causa de] uma bactéria, e o médico disse que poderia ser da água. Receber esse filtro e essas instruções vai resolver pelo menos esse problema”.

O objetivo do programa é diminuir os indicadores de verminose nos locais de assistência, por meio de doações de filtros e realização de palestras sobre o tema. Em São Caetano, a agente comunitária de Saúde, Maria Madalena Pimentel, explicou como tratar a água corretamente e a forma de cuidar da limpeza dos filtros para que não haja contaminação. “Informação é a melhor forma de prevenir. É importante que todos saibam que se deve ferver a água da torneira, se for beber, porque não tem como saber se está contaminada ou não”.

Para ser atendido pelo Programa Água Saudável é necessário preencher um formulário de solicitação de parceria, indicando a área com maior incidência de verminose, o número de famílias a serem beneficiadas, a data de entrega e realização da ação.

 

Secom/BA

 

Compartilhe: