Home / Notícias / Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito da dengue em três bairros
Foto: Evilânia Sena /Agecom

Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito da dengue em três bairros

A Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nesta quarta-feira (15) mais uma ação de bloqueio e combate aos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores da dengue e da chikungunya, respectivamente. Os agentes de endemias visitaram os bairros do IAPI, Caixa D’Água e Liberdade, dispostos em sete equipes. A iniciativa percorreu as localidades aplicando inseticidas com o auxílio de uma “máquina costal”. O equipamento é preso às costas dos agentes e facilita a desinfecção de ruas mais estreitas e vielas de difícil acesso.

No bairro da Caixa D’Água, os agentes realizaram o bloqueio na Rua Manoel Drummond, onde ocorreram alguns casos suspeitos de dengue e chikungunya. “A ação de combate ao mosquito ocorre de forma periódica, com a visita constante dos agentes de endemias a residências, escolas e terrenos abandonados. Nos casos em que ocorrem casos suspeitos, precisamos realizar o bloqueio da localidade”, informa Emerson dos Santos, supervisor do CCZ que coordenou a ação de combate ao mosquito no bairro.

Números – Recentemente, a Vigilância Epidemiológica de Salvador apresentou dados que indicam uma redução de 76% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2015. Entre janeiro e junho, foram confirmadas 1.062 ocorrências da doença no município, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 4.344 registros. Ainda segundo a pasta, três casos de zika vírus foram confirmados nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outros 15 mil suspeitos seguem sob análise. No caso da chikungunya, a Prefeitura já contabilizou quatro casos em 2015.

 

 

Agecom/Salvador

Compartilhe: