Home / Destaque / Prefeitura anuncia candidatura de Salvador ao título de Cidade da Música
Foto: Agecom Salvador

Prefeitura anuncia candidatura de Salvador ao título de Cidade da Música

O prefeito ACM Neto, na companhia do cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, anunciou nesta sexta-feira (24), no Candyall Guetho Square, no Candeal, a oficialização da candidatura de Salvador ao título de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas). Caso seja selecionado pela entidade, Salvador será o primeiro município brasileiro a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco no âmbito da música. Na ocasião, também foram entregues dois equipamentos de cultura e lazer na comunidade: a Praça das Artes e a Arena Candeal Cosme Dantas by Messi, o primeiro campo público com gramado sintético na cidade.

A ideia é que essa titulação fortaleça a cultura local e promova internacionalmente a cidade para turismo e atração de investimentos no segmento da economia criativa. Motivada com o objetivo de potencializar os principais ativos da cidade – a cultura e o turismo –, e criar oportunidades para promover o desenvolvimento sustentável, a candidatura foi oficializada no último dia 15 por intermédio do Escritório Salvador Cidade Global, unidade administrativa do Gabinete do Prefeito que atua com a finalidade de desenvolver e coordenar o planejamento e a execução de programas especiais que contribuam para promoção internacional. O resultado sobre o título será divulgado em dezembro.

 

Para o prefeito ACM Neto, esse é um programa que poderá dar mais visibilidade ainda à projeção mundial da música produzida em Salvador. “Por isso a Prefeitura se organizou para concorrer a esse título com várias outras cidades do mundo inteiro. Temos Carlinhos como principal padrinho do programa e, claro que ele sendo essa voz mundialmente conhecida, mas que também tem um trabalho social de criar oportunidades para crianças e jovens através da música, a gente espera mostrar a música de Salvador e da Bahia como instrumento de inclusão”.

 

Salvador conta com uma série de particularidades que faz dela uma cidade única, a exemplo da criação do ritmo samba reggae; do instrumento musical guitarra baiana; e a invenção do próprio trio elétrico. Fatores mais contemporâneos como a implantação do Fundo Municipal de Cultura pela atual gestão municipal, a criação do calendário de festas da cidade, a recuperação do Teatro Gregório de Mattos, a reativação do Espaço Cultural da Barroquinha e a futura instalação do Museu da Música demonstram o compromisso com a identidade histórica e cultural de Salvador, contribuindo para a candidatura da cidade nesse momento.

Equipamentos de lazer – O prefeito, também na presença de Carlinhos Brown, entregou dois importantes equipamentos de lazer no Candeal. O primeiro foi a Praça das Artes, construída pela Prefeitura através de um projeto da Pracatum, associação que realiza ações sociais na região sob a liderança de Brown. A praça conta com os melhores padrões arquitetônicos, com guarda-corpo produzido em inox, piso implantado em mosaico de cores, com peças intertravadas, cobertura metálica numa parte do espaço, mantendo a antiga estrutura de anfiteatro. Todo o entorno da praça também foi requalificado, melhorando as condições de acessibilidade. A recuperação da praça contou com investimento de R$78 mil.

 

 

Agecom Salvador

 

Compartilhe: