Home / Destaque / Operação contra fraude descobre gato de água em lanchonete, imóveis e construtoras [23/03/2018]
Foto: Reprodução

Operação contra fraude descobre gato de água em lanchonete, imóveis e construtoras [23/03/2018]

Equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizaram operação padrão de combate a fraudes no consumo de água em Salvador nesta quarta-feira (21). Somente na rua Agenor de Freitas, em Periperi, técnicos da empresa identificaram e retiraram 13 fraudes em imóveis residenciais existentes no local. Também foi constatado que duas construtoras que realizavam obras de drenagem, pavimentação asfáltica e passeio estavam utilizando um gato de água para a execução dos serviços.
A Embasa estima uma perda de água de aproximadamente 450 mil litros cúbicos por mês. “Todas as irregularidades encontradas foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis notificados e multados”, informou Luzivane Cunha, gerente comercial da Unidade Regional de Pirajá.
Já em Pernambués, os técnicos retiraram uma ligação clandestina que estava abastecendo irregularmente um mercado com lanchonete na Rua Botuporã. A multa aplicada ficará em torno de R$ 18 mil. O responsável pelo imóvel não estava presente no momento da operação. Mas, em caso de flagrante, os responsáveis são conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
Para o monitoramento e a fiscalização dos casos de fraudes na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Embasa possui cerca de 50 equipes de campo, que trabalham diariamente para combater o furto de água em redes distribuidoras. O uso ilegal da água compromete o abastecimento de água e prejudica o cidadão.
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar a ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.
Compartilhe: