Home / Redação TEC / Novo ASIC de Ethereum pode ser o fim da louca procura por placas gráficas
Foto: Reprodução

Novo ASIC de Ethereum pode ser o fim da louca procura por placas gráficas

A empresa de estudos de mercado ‘Susquehanna’ prevê uma queda nas ações da AMD e da NVIDIA, isto após alguns relatos da iminência da chegada de um ASIC de Ethereum vindo da ‘Bitmain’, que pode acabar com a procura atual de placas gráficas.

O que é um ASIC ?

Clique para ver a imagem em tamanho original

 

  1. É um circuito integrado de aplicação específica, ou seja, um circuito integrado customizado para uma função específica. Basicamente ao se focar apenas numa função, é muito bom nela.
  2. São extremamente capazes no mining, pois são bem mais rápidos e eficientes que os restantes sistemas, neste caso, as placas gráficas.

Têm existido vários rumores acerca deste produto neste últimos meses. No entanto um analista da empresa reporta que numa viagem à Ásia teve confirmação da produção deste ASIC, dizendo:

“A Bitmain já desenvolveu um ASIC para o mining de Ethereum, e está já a preparar a cadeia de distribuição para começar a vender já no segundo quarto de 2018”

E mais, parece que a Bitmain não é a única empresa de olho no mercado de ASICS.

“A Bitmain é atualmente o maior produtor de soluções ASIC e será provavelmente o primeiro a chegar ao mercado com este produto, mas há mais três empresas a trabalhar num produto semelhante para o mining de Ethereum.”

Este analista acredita que este novo ASIC irá quebrar a atual procura de placas gráficas.

É estimado que cerca de 20% das receita da AMD sejam devido ao mining de Ethereum, com uma percentagem mais baixa de 10% no lado da NVIDIA, que acabam por ser números bastante significativos se tivermos em conta o tamanho de ambas as empresas. Números esses que ao baixarem podem ter um impacto significativo no valor das empresas, nomeadamente na bolsa.