Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Navio de Desembarque de Carros de Combate é aberto à visitação no Dia da Batalha Naval do Riachuelo
Foto: Reprodução

Navio de Desembarque de Carros de Combate é aberto à visitação no Dia da Batalha Naval do Riachuelo

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, da Marinha do Brasil, atracará no Porto de Salvador nesta segunda-feira (11) e ficará aberto à visitação pública, das 13h30 às 17h, como parte das comemorações do 153º aniversário da Batalha Naval de Riachuelo.

Construído na Inglaterra e incorporado à Marinha do Brasil em 2009, o “Almirante Saboia” tem 137 metros de comprimento, e um deslocamento de até 6.750 toneladas. O navio é Sediado no Rio de Janeiro, onde integra o Esquadrão de Apoio da Força de Superfície da Esquadra brasileira. Sua principal destinação é atuar em operações anfíbias, realizando desembarque e apoio a forças terrestres em território litorâneo hostil.

A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo

Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes na Argentina.

Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.

Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.

Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

Compartilhe: