Home / Destaque / Mutirão Pacto pela Vida leva serviços de cidadania para Itapuã [28/06/2018]
Foto: Reprodução

Mutirão Pacto pela Vida leva serviços de cidadania para Itapuã [28/06/2018]

A comunidade do entorno da Lagoa do Abaeté, em Itapuã, começou esta quinta-feira (28) com serviços de cidadania e ações educativas. Iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), mais uma edição do Mutirão Social Pacto pela Vida aportou no bairro, e atende os moradores da região, na ação que acontece na sede do Male Debalê, até às 16h.

Dentre os serviços oferecidos estão a emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, certidões de nascimento e casamento e segunda via da carteira de identidade. Ainda integram a lista de ações atendimentos jurídicos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), orientação para emissão de Passe Livre e da Defensoria Pública, cadastro no Programa Identidade Jovem, bem como o serviço de intermediação para o trabalho do Sinebahia.

De acordo com o titular da SJDHDS, Cezar Lisboa, “a ação envolve várias secretarias de governo e faz parte da Caravana da Cidadania. Neste Mutirão, os esforços foram unidos com o Malê Debalê, que já faz um trabalho com a comunidade, sobretudo na área cultural. Este é um meio encontrado pelo governo para fazer ações sociais em bairros que, sobretudo, sejam formados por populações mais vulneráveis e situações que envolvem a questão da juventude”, afirmou.

A sede do Malê Debalê ficou lotada. O presidente do bloco, Cláudio Araújo, lembra que “essa ação é um amparo do Governo do Estado, que se sensibilizou e foi prestar atendimento à comunidade da Baixa do Soronha e adjacências”. Desempregada, a moradora da Baixa do Soronha Marli Tavares foi à procura dos serviços do Sinebahia. “Estou sem trabalhar há três anos. Ter a oportunidade de fazer essa busca perto de minha residência, sem ter que ir muito cedo para longe, é bem melhor”, declarou.

Próximas edições

No próximo mês, haverá edições do Mutirão Pacto Pela Vida na capital e interior. No dia 06 de julho, o município de Mairi, no Centro-norte baiano, recebe o evento e, em Salvador, Paripe será um bairro beneficiado pela ação, ainda sem data definida. Parte do programa Pacto Pela Vida, o Mutirão é uma das estratégias adotadas para a aproximação com as comunidades e enfrentamento à violência, em áreas de vulnerabilidade social do estado. Além de Itapuã, bairros como Paripe e Calabar já foram beneficiados este ano.

Compartilhe: