Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Museu Carlos Costa Pinto conta a história da Bahia
Foto: Divulgação

Museu Carlos Costa Pinto conta a história da Bahia

Fazer conhecer a história da Bahia na época da Colônia e do Império através de objetos de arte, como em uma verdadeira viagem no tempo, unindo cultura e diversão. Esse é o norte de um dos museus mais importantes da capital baiana: o Carlos Costa Pinto. Funcionando ativamente há quase 50 anos, a instituição cultural possui um acervo com mais de 3 mil peças dividas em 12 coleções, entre elas o famoso núcleo das “Joias Crioulas”.

“A partir do mobiliário, esculturas, porcelanas, prataria, joias, revelamos o cotidiano das antigas famílias da aristocracia açucareira dos séculos XVIII e XIX. São mais de 40 anos aqui, mas meu olhar é emotivo até hoje. Em cada exposição que fazemos, podem ser os mesmos objetos, mas há múltiplos recortes. Quando entendemos a linguagem dos objetos, vem uma ansiedade de mostrar isso ao público também”, explica Bárbara Carvalho dos Santos, museóloga e atual diretora executiva do MCCP.

Localizado no bairro da Vitória, o Museu fica aberto para visitação de segunda à sexta, das 14h30 às 19h (exceto às terças, quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos) e sábado das 14h30 às 18h. Além das exposições permanentes e temporárias, há uma programação cultural contínua envolvendo cursos, palestras, oficinas de arte com crianças, idosos e centros de reabilitação, experiências sensoriais para pessoas com deficiência visual, e ainda o cinema, que exibe os grandes clássicos mundiais normalmente às quintas-feiras.

Para o público em geral a entrada custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), mas membros do ICOM, estudantes de escolas públicas e organizações sem fins lucrativos têm acesso gratuito. Em caso de interesse em visitas guiadas, incluindo grupos escolares, é necessário fazer agendamento através do e-maileducativo@museucostapinto.com.br ou do telefone (71) 3336-6081 ramal 5.

Compartilhe: