Home / Notícias / Mais Futuro capacita mais 29 jovens para o mercado de trabalho
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Mais Futuro capacita mais 29 jovens para o mercado de trabalho

O programa estadual de estímulo ao primeiro emprego, Mais Futuro, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), entregou na manhã desta sexta-feira (17) certificados a 29 jovens, que passaram os últimos dois anos vivenciando a primeira experiência profissional na Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE). A cerimônia foi realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo, em Salvador.

Durante o contrato de aprendizagem, os jovens executaram atividades administrativas na órgão. Nesse período, receberam treinamento e benefícios a exemplo do contrato especial de aprendizagem com vigência de dois anos, remuneração com base no salário mínimo, vale-transporte, auxílio-lanche, plano de saúde (opcional) e todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em ação desde 2008, o Mais Futuro é resultado de parceria entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e as Voluntárias Sociais. Segundo a diretora do Centro de Formação para o Trabalho das VSBA, Leila Colangeli, o programa busca inserir no mercado de trabalho os jovens em condição de vulnerabilidade social, garantindo a oportunidade do primeiro emprego.

O programa de aprendizagem, enfatiza Colangeli, “dá oportunidade ao jovem de entrar no mercado [profissional] com um diferencial, que é a experiência”. De acordo com Jean Carlos Santana de Jesus, um dos beneficiados, no começo do trabalho os jovens não sabiam o que iriam enfrentar, mas após os dois anos de qualificação estão saindo com maturidade para o mercado de trabalho.

“Nós começamos o programa sem noção alguma do que queríamos, porém, com a ajuda dos profissionais das Voluntárias e da PGE, podemos mostrar nosso potencial. Ganhamos responsabilidade e confiança. Hoje terminamos esse ciclo sabendo o que queremos”, disse o jovem.

 

Secom/BA

Compartilhe: