Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Lavagem Cultural da Funceb dá início aos festejos de Carnaval no Centro Histórico
Foto: Reprodução

Lavagem Cultural da Funceb dá início aos festejos de Carnaval no Centro Histórico

A folia no Centro Histórico de Salvador começa nesta quarta-feira (7), às 15h, quando servidores e funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), realizam a 28ª edição da Lavagem Cultural da unidade, que é vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). O evento faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

Na ocasião serão coroados o Rei e a Rainha da festa – Xandy Avião e Paula Sanffer – cantora da Timbalada. Outra convidada especial é a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, Jéssica Almeida dos Santos, 19 anos, coroada na 39ª edição da Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, em Salvador.

O evento proporciona um momento de confraternização e integração entre os funcionários da Funceb, baianos e turistas que queiram dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos. O cortejo sairá do Palácio do Rio Branco, na Rua Chile, ao Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, e seguirá animado ao som do sopro e percussão da Orquestra do Maestro Reginaldo Xangô.

História 

A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989, quando unidade, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. De lá para cá, prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny, Alinne Rosa, Ana Mametto, entre muitos outros.

Compartilhe: