Home / Notícias / Lacen implanta exame em tempo real para detecção do vírus HPV
Foto: Reprodução

Lacen implanta exame em tempo real para detecção do vírus HPV

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) passou a realizar o exame PCR em tempo real para a detecção do vírus papiloma humano (HPV). O Lacen é a única unidade da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza a análise na Bahia.
Inicialmente, as coletas do material (secreção/raspado de colo uterino, cervical, vaginal, uretral, glande peniana e fragmento de tecidos obtidos por biópsia) serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) e, em seguida, encaminhadas ao Lacen para análise.
O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o do colo de útero, garganta ou ânus. Entre os fatores de risco que aumentam a probabilidade de contrair a doença, destacam-se o sexo sem proteção, vida sexual precoce, múltiplos parceiros, presença de outras Infecções Sexuais Transmissíveis (IST), múltiplas gestações e infecção por HIV, entre outros.
O Lacen-BA é referência em Vigilância em Saúde Pública e é um órgão da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Compartilhe: