Home / Destaque / Hemoba estimula doação de sangue através de ‘Árvore da Solidariedade’ na capital [19/12/2017]
Foto: Reprodução

Hemoba estimula doação de sangue através de ‘Árvore da Solidariedade’ na capital [19/12/2017]

Entre os dias 19 e 22 de dezembro, terça a sexta-feira, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, na Praça de Serviços do Salvador Shopping (Praça de Serviços do Piso G1), a ‘Árvore da Solidariedade’. O objetivo da ação é compartilhar as histórias dos pacientes mirins que são atendidos pelo ambulatório da Hemoba e precisam realizar transfusões sanguíneas, além de estabelecer vínculos de solidariedade, ao bem comum em ajudar ao próximo através do ato da doação de sangue. Os interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea podem comparecer ao local, das 8h às 17h, portando documento oficial com foto.

A ideia da construção da árvore nasceu com a necessidade de reforçar os estoques de sangue para o fim de ano, aliando a solidariedade despertada com o espírito natalino. Para aqueles que quiserem participar da ação, basta escolher uma história deixada na árvore e conhecer os pacientes que precisam realizar transfusões regulares.

O diretor-geral da Fundação Hemoba, Marinho Marques, destaca a importância da ação durante o período natalino como símbolo de sensibilização e solidariedade. “A expectativa da Hemoba é aproveitar o grande fluxo de pessoas que circulam no Shopping, no período que antecede os festejos natalinos, para realizar a sensibilização sobre a importância das doações regulares”, afirma o diretor.

Doação

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve portar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 8h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Mais informações também podem ser acessadas através do site da Hemoba, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Compartilhe: