Home / Destaque / Hemoba celebra Dia Nacional e busca fidelizar doadores [25/11/2017]
Foto: Manu Dias/GOVBA

Hemoba celebra Dia Nacional e busca fidelizar doadores [25/11/2017]

Doar sangue é simples, rápido e seguro, um gesto que pode salvar muitas vidas. O volume coletado é reposto pelo organismo do doador em 24h e todo o material utilizado durante o procedimento é descartável e não oferece nenhum risco. Até o próximo sábado (25), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora a semana do doador e aproveita o momento para convocar quem nunca doou a ajudar a manter o estoque no nível ideal e a quem já é doador fidelizar o ato de solidariedade e doar mais de uma vez por ano.

“A necessidade de sangue é diária, infelizmente nós temos uma demanda reprimida muito grande em relação aos fatores RH negativo. Então queremos convocar ao doador que é um O negativo, um A negativo, que venha nos ajudar de uma forma ainda mais efetiva. E pra quem nunca veio, fica nosso convite, nosso procedimento de coleta é rápido e seguro. O resultado de sua ação irá certamente ajudar muitas pessoas em necessidade”, afirma o coordenador de coleta do Hemoba, Marcelo Matos.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal -, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. 

Doador há 46 anos, o professor Arnaldo Fernandes, valoriza o gesto de solidariedade. “Eu acredito que doar sangue é doar vida. Eu acredito que é muito importante que toda a população abrace essa causa e venha contribuir, porque quando doamos, estamos salvando a vida das pessoas. Quem puder, venha, porque tem um impacto direto na vida de várias pessoas e suas famílias”;

Semana do doador

Para homenagear os doadores voluntários, a Hemoba preparou diversas atividades lúdicas, incluindo serviços de beleza e bem estar, oficinas de artesanato, além de apresentações musicais e outras surpresas. As unidades móveis atendem os candidatos à doação de sangue no Shopping da Bahia e na Faculdade Social da Bahia (FSBA), até o sábado (25), das 8h às 17h.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, os voluntários que realizarem doação de sangue nas unidades móveis (Hemóveis) terão uma surpresa da Domino’s Pizza na etapa final da doação.

Algumas unidades da Hemoba abrirão com horários especiais neste sábado (25). Na capital, o hemocentro coordenador funciona em horário estendido, das 7h30 às 18h30. No interior do estado, são mais 21 unidades preparadas para receber os candidatos voluntários com uma programação especial em homenagem aos doadores.