Home / Destaque / Governo apresenta ação de apoio aos catadores que vão atuar no Carnaval [30/01/2018]
Foto: Reprodução

Governo apresenta ação de apoio aos catadores que vão atuar no Carnaval [30/01/2018]

O Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Meio Ambiente (Sema), apresenta nesta quarta-feira (31), às 10h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, a Operação Carolina de Jesus.

Com investimento no valor de R$ 750 mil, a ação beneficia 1.500 catadores durante os sete dias de Carnaval. Eles vão receber kits contendo camisa, calça, bota, luva e protetor auricular. Além disso, os catadores recebem água e refeições diárias nas centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina. Nessas centrais é efetuada a compra do material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.

Carolina de Jesus

Carolina de Jesus é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.

Ao mesmo tempo em que trabalhava como catadora de lixo, registrava o cotidiano da comunidade onde morava nos cadernos que encontrava no lixo, os quais somavam mais de vinte. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem ao seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960.

Compartilhe: