Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Festival HYPE tem primeira edição no fim de semana
Foto: Rosilda Cruz

Festival HYPE tem primeira edição no fim de semana

Ocupando praças, ruas e avenidas; celebrando a criação artística e a multiplicidade de ritmos baianos; reconhecendo a vocação da rua viva e do seu povo criativo, nasce em Salvador o Festival HYPE. Um grande encontro entre iguais e diferentes. Diferentes sonoridades que se conectam para criar um novo cenário na cultura urbana da cidade, impulsionada pela efervescência da música baiana, que faz ecoar por todos os cantos a sua potência, swing e versatilidade.

Programado para acontecer em oito edições (entre junho/2018 e janeiro/2019), o Festival Hype é uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, transformada em um grande espaço de celebração, como forma de melhorar a relação da população com os espaços públicos. A edição 2018 do Festival acontece nos dias 16 e 17/06, 07 e 08/07, 11 e 12/07, 06 e 07/10 e 11 e 11/11.

Consciente da sua missão de dar vez a quem tem voz e revelar o que as ruas falam, o Festival fomentará encontros musicais inesquecíveis, percorrendo oito diferentes bairros de Salvador – da Ribeira a Stella Maris – e apresentando artistas que representam a cena musical contemporânea.

A cada edição, serão selecionados quatro artistas/bandas/grupos via curadoria, dois artistas/bandas/grupos via curadoria no Mapa Musical da Bahia – iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia/SecultBA que objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade da música produzida no estado – e uma atração infantil a se apresentarem no Palco Sounds.

Neste primeiro fim de semana, a programação acontece Praça Flora- Pituba (Rua Guillard Muniz). Além dos artistas inscritos e selecionados por curadoria, o Festival Hype conta também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente como Márcia Castro e Gerônimo, promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais.

Valorizando a cultura colaborativa e estimulando a representatividade artística e das ruas, o Festival Hype nasce da experiência vivida pelo Coreto Hype – reconhecida por reunir o melhor da gastronomia, moda, música, arte e sustentabilidade desde 2016, contando com mais de 100 empreendedores criativos por edição e extensa programação artística e de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos.

Trabalhando sempre com os eixos da economia criativa, música, kids, sustentabilidade e ocupação, a Feira Coreto Hype se consolidou como uma iniciativa transformadora, estimulando na população soteropolitana ao capitalismo consciente, a economia criativa e ao reconhecimento dos pequenos produtores, reforçando a atitude construtiva e o cooperativismo do grupo.

O Festival Hype tem patrocínio da Brahma Extra e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

MAPA MUSICAL DA BAHIA – O Mapa Musical da Bahia é uma ação prioritária dentro das políticas públicas de fomento à música no estado. Desde 2012, o programa da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) mapeia, reconhece e difunde a diversidade musical de artistas baianos que produzem trabalhos autorais. O Mapa Musical mantém um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas. O mapeamento funciona através do portal do Mapa Musical da Bahia [mapamusical.ba.gov.br], um sistema online que reúne músicas e informações sobre os artistas.  A iniciativa se focaliza na produção musical representativa dos 27 Territórios de Identidade do estado e busca revelar a diversidade dos cenários musicais da Bahia.

Compartilhe: