Home / Notícias / Esquema de segurança garante lisura do vestibular da UEFS
Foto: Ascom / UEFS

Esquema de segurança garante lisura do vestibular da UEFS

Para garantir a lisura do Processo Seletivo (Prosel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior, que coordena o vestibular da instituição, prepara todos os semestres um amplo esquema de segurança. Além da fiscalização das salas de aplicação de provas e do campus universitário, é realizada, diariamente, revista com equipamentos detectores de metais, nas entradas dos banheiros masculinos e femininos, e a coleta de impressões digitais dos candidatos que apresentam algum tipo de problema de identificação.De acordo com Felipe Andrade, perito do Instituto de Identificação Pedro Melo, nessa edição do Prosel, 28 técnicos do órgão estão atuando diretamente no campus e nos colégios onde as provas são realizadas. Ainda, segundo ele, mais cinco técnicos do instituto permanecem de plantão na sede, localizada em Salvador. “Quando há dúvidas sobre a identidade do candidato, acionamos a central e fazemos a verificação por meio da comparação das digitais coletadas com as existentes nos nossos arquivos”.Ele salientou que nenhuma ocorrência grave foi registrada no primeiro e segundo dias de provas. “Até o momento, tivemos casos de candidatos que esqueceram a documentação exigida em edital, portando documentos danificados ou com fotos muito antigas, ocorrências rotineiras e facilmente resolvidas por meio da comparação das digitais”, informou.Conforme os coordenadores que atuam no Prosel 2015.2, o vestibular vem transcorrendo em clima de normalidade. Nos postos de saúde, montados em cada pavilhão de provas, também não houve nenhum caso grave. De acordo com os profissionais de saúde de plantão, apenas casos de candidatos com pressão baixa, dor de cabeça, dor de estômago e sintomas de alergias e viroses se dirigiram às unidades de saúde, retornando às salas de provas após serem medicados. “Normalmente a maioria dessas intercorrências são decorrentes do estresse. Recomendamos aos vestibulandos que procurem dormir cedo, fazer alimentação leve e beber muito líquido”, disse a enfermeira Juliana Santana Silva.

Provas

Na manhã desta segunda-feira (13), foram realizadas as provas de História, Geografia e Matemática. Como todos os semestres, a prova de Matemática é uma das mais temidas pelos candidatos. “Eu até gosto de Matemática, mas achei a prova difícil”, disse Natália Queiroz, candidata ao curso de Psicologia.

Milena Alves Santana, que também presta vestibular para Psicologia, enfatizou que não gosta da matéria e que teve dificuldades para realizar a prova. “Estava bastante complicada, mas espero passar”. Nesta terça (14), último dia do Prosel, os vestibulandos vão realizar as provas de Química, Física e Biologia.
Secom/BA
Compartilhe: