Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Espaço Cultural Alagados recebe 1ª Mostra Negra de Artes Cênicas
Foto: Caíque Bouzas

Espaço Cultural Alagados recebe 1ª Mostra Negra de Artes Cênicas

Na próxima semana (10 a 15), o Espaço Cultural Alagados, administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebe a Mostra Negra de Artes Cênicas: Edição Solos, que apresentará espetáculos produzidos e encenados por pessoas negras. A programação acontece sempre às 18h. Os ingressos, vendidos no local, custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), com exceção da sexta-feira (13), que terá entrada franca. A classificação é indicada para maiores de 12 anos.

O projeto foi inspirado pelo I Fórum Negro de Artes Cênicas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em fevereiro de 2017, na Escola de Teatro. A mostra nasce com o propósito de oportunizar o protagonismo negro na cena artística de Salvador e pretende, nesta primeira edição, levar ao Espaço Cultural Alagados espetáculos voltados à temática das dinâmicas sociais e culturais negras no Brasil, para que a partir deles, suscite discussões que visem resgate e fortalecimento do tema.

O primeiro espetáculo, ‘Grilo Griô’, que acontece na terça-feira (10), com Raimundo Moura em performance solo, é inspirado na personagem Totonha de José Lins do Rego, uma espécie de contador de histórias que sai pelas ruas de Salvador, cantando e contando causos em troca de moedas e alimentos. Além da atuação, Raimundo Moura assume a direção e dramaturgia. A peça conta com a participação a atriz e cantora Teresa Cristina Vieira.

Na quarta (11), o público confere o espetáculo ‘En(cruz)ilhada’, com atuação de Leno Sacramento. Na trama, o ator discute o racismo e as várias mortes simbólicas que envolvem o negro na sociedade. “Assim que nascemos, nossas cabeças são colocadas na mira de uma bala que segue nos matando lentamente: a morte social, cultural, financeira, estética e psicológica”. A direção é de Junior Roquildes.  A programação completa pode ser acessada no site da Secult. Programação completa pode ser conferida no site da Secult.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site da iniciativs ou podem ser obtidas pelo telefone 71 3116-2000.

Compartilhe: