Home / Destaque / Detran inicia vistoria de trios para o Carnaval [30/01/2018]
Foto: Reprodução

Detran inicia vistoria de trios para o Carnaval [30/01/2018]

Enquanto o folião estiver pulando atrás do trio elétrico no Carnaval de Salvador, ele precisa ter a tranquilidade de que o veículo está em boas condições técnicas para desfilar na avenida, sob o controle de um condutor capacitado. Para garantir a segurança no tráfego da folia, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta segunda-feira (29), na orla da Boca do Rio, a vistoria dos trios e carros de apoio que participam da festa. O serviço é realizado das 8h às 17h e segue até 9 de fevereiro.
O primeiro da fila foi o motorista Ademário Evangelista Ramos, 59 anos, que trabalha no setor há quase três décadas. O caminhão que ele vai pilotar no circuito Barra-Ondina passou por avaliações dos sistemas elétrico, mecânico, estrutural e de freios. Foram observados também os equipamentos contra incêndio e o estado dos pneus e geradores, além da documentação do veículo e do condutor.
Com tudo regularizado, o caminhão foi liberado para o desfile. “Antes de trazer o trio, verifiquei se estava tudo conforme o solicitado pelo órgão, devido à experiência que acumulei. Essa vistoria é importante para a segurança dos foliões na avenida. Tenho muito prazer em trabalhar divertindo as pessoas”, declarou Ramos.
Segundo o coordenador de Perícia Veicular do Detran, Domingos Lemos, a previsão é que 200 caminhões e carretas passem pela avaliação. “Após toda a análise técnica satisfatória, o veículo recebe um adesivo que atesta a realização da vistoria e deve estar afixado durante o período da festa. Antes do desfile, nossa equipe volta a checar as condições do caminhão e faz o teste de alcoolemia com os condutores”.
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Escola Pública de Trânsito do Detran realiza, na sede do órgão, na Avenida ACM, das 8h às 12h, o curso de capacitação para motoristas de trios elétricos e carros de apoio. Serão oferecidos conhecimentos sobre a legislação atualizada, direção preventiva, relações interpessoais e primeiros socorros.
Compartilhe: