Home / Destaque / Concurso para professor da Uefs tem 1,9 mil inscritos [05/04/2018]
Foto: Reprodução

Concurso para professor da Uefs tem 1,9 mil inscritos [05/04/2018]

O concurso para professor auxiliar e assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai contar com quase dois mil inscritos. A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da instituição contabilizou, no total, 1.947 candidatos que vão disputar 63 vagas distribuídas por quatro editais.

Além da Bahia, se inscreveram profissionais de diversos estados do Brasil e também estrangeiros. Em número de candidatos, esse é o maior concurso para professor já realizado pela Uefs. O período de inscrição se estendeu de 19 de fevereiro a 20 de março e, no momento, os departamentos estão realizando a homologação das candidaturas, que deve ter o resultado publicado, em breve, no Diário Oficial e no site do certame. 

Os departamentos com o maior número de inscritos são o de Ciências Biológicas (DCBIO), com 483 inscrições, e o de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), com 412 inscritos. A menor concorrência foi registrada nos departamentos de Física (DFIS), com 55 inscritos, e de Tecnologia (DTEC), com 65 candidatos.

As disciplinas que contam com maior concorrência são Anatomia Humana/Fisiologia Humana (DBIO) com 134 concorrentes; e Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem, do Departamento de Saúde (DSAU), com 93 candidatos por vaga.
As menores concorrências foram registradas em Medicina da Família e Comunidade (DSAU), com cinco candidatos por vaga e Cirurgia Geral (DSAU) e Topografia, Cartografia e Geoprocessamento (DTEC), com oito candidatos por vaga.

O calendário prevê que, depois de realizada e publicada a homologação dos candidatos inscritos, começa o período de provas, que vai se estender de 24 deste mês a 26 de maio. A definição das bancas examinadoras e as datas das provas estão sendo definidas pelos departamentos e deverão ser disponibilizadas no site do concurso, que vai contar com três etapas para a seleção de professores – prova escrita, prova didática e prova de títulos.

Para o reitor da Instituição, Evandro do Nascimento, o número elevado de inscritos reflete o fato da universidade ser vista como destaque em várias áreas de conhecimento. “Isso significa que vamos atrair profissionais com alto grau de qualificação técnica, o que é muito bom para a Uefs”. Sobre a concorrência elevada, o reitor observa que, na última década, houve a formação de um número expressivo de profissionais na pós-graduação no País, sendo natural que essas pessoas busquem oportunidades de trabalho no meio acadêmico.

Compartilhe: