Home / Destaque / Colégios estaduais mobilizam estudantes para inscrição no Enem [11/05/2018]
Foto: Reprodução

Colégios estaduais mobilizam estudantes para inscrição no Enem [11/05/2018]

Nesta sexta-feira (11), os colégios da rede estadual, da capital e do interior, realizaram o Dia D Enem 100%, uma das etapas de mobilização dos estudantes para que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições seguem abertas até o dia 18, com a gratuidade automática da taxa de inscrição para estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública. Durante todo o dia, técnicos e professores auxiliaram os alunos no processo de inscrição. As escolas disponibilizaram computadores.
No Colégio Estadual Paulo Américo, no bairro do Bonfim, em Salvador, a mobilização dos estudantes foi iniciada desde o último dia 7 e, até o momento, 70% dos alunos do 3º ano da unidade escolar já se inscreveram. Mesmo assim, o colégio participou do Dia D Enem 100%, conforme explicou o diretor Ricardo Monteiro.
“Aqui, a gente trabalha com a integração dos estudantes às atividades, buscando sempre conscientizá-los para a importância de cada ação, como o Enem 100%. Estamos incentivando os estudantes a se inscreverem para o exame; orientando-os na inscrição e oferecendo uma logística de computador, internet e impressora; e, sobretudo, preparando-os para as provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro”, afirmou Ricardo.
Stefani Contreiras, 16 anos, e Felipe Gaspar, 17, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, também no Bonfim, comentaram sobre a importância da iniciativa. “Acho bem oportuna a atividade, porque além de nos estimular a fazer a inscrição do Enem, facilita a vida de quem não tem internet ou mesmo computador em casa. Sem falar que o processo é feito com mais segurança, porque temos orientação aqui”, disse Stefani. Já Felipe destacou que “é um passo à frente para a aproximação da escola com seus alunos, dentro de um novo conceito sobre Educação, em que o trabalho pedagógico não se resume à sala de aula”.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campelo, acompanhou o Dia D Enem 100% em algumas unidades escolares. “Estruturamos o projeto em etapas e uma delas é estimular os alunos a regularizarem os seus documentos (RG e CPF), porque sem eles não é possível fazer a inscrição do Enem”.
Enem 100%
O projeto ENEM 100% engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e funciona por etapas, que incluem a mobilização das unidades escolares; a inscrição e o registro dos inscritos; o fortalecimento das aprendizagens; e o apoio logístico (transporte e alimentação) para a realização das provas.
A iniciativa também envolve o Redijaê, que propõe que os estudantes escrevam e enviem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira. Os textos são corrigidos por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa.
Compartilhe: