Home / Destaque / Chefs de cozinha comandam aulas-show no Parque de Exposições de Salvador [30/11/2017]
Foto: Reprodução

Chefs de cozinha comandam aulas-show no Parque de Exposições de Salvador [30/11/2017]

Começou na quarta-feira (29) a Cozinha Show Comida do Lugar, uma das atrações deste ano do Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), que acontece no Parque de Exposições de Salvador, até o próximo domingo (3), em paralelo a 30ª Fenagro.

Os chefs de cozinha Fabrício Lemos e Lisiane Arouca estrearam o primeiro dia do evento, que contou com a participação de alunos da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Slow Food, a Cozinha Show apresenta os chefs preparando pratos com produtos da agricultura familiar, que estão sendo comercializados nos Armazéns da Agricultura Familiar da VIII Febafes, e que foram produzidos nos 27 territórios de identidade do estado.

A agricultora familiar da Associação do Licuri, do Território Bacia do Jacuípe, Dejanira Reis, produz receitas com maracujá da caatinga e com licuri. Ela ficou maravilhada com a aula: “Encontrar chefs de cozinha famosos fazendo pratos tão bonitos, com produtos do nosso quintal, é uma alegria. É a Bahia e o Brasil conhecendo os produtos da nossa terra”.

O chef de cozinha do restaurante Origem, Fabrício Lemos, destacou que “temos um produto brasileiro, baiano, então, temos que utilizar e valorizar o que é nosso. Não viemos aqui fazer um prato, viemos fazer um produto de identidade”.

Programação

Até o próximo domingo, outros nomes como Caco Marinho, Rafael Zacarias, Bruna Moreira, Leila Carneiro, Edinho Rangel, Sandro Borges, Leleco Maia e Marly Katarina Brito irão abordar o potencial gastronômico dos territórios baianos.

A Cozinha Show está localizada na Praça Gastronômica do Bahia Rural Contemporânea, onde são comercializados pratos típicos do interior baiano, a exemplo dos Cortes Especiais de Cordeiro e Espetinho de Bode; Carne Defumada de Caprino; Ostra; Maniçoba, Linguiça de Sardinha; Peixe Tucunaré, Galinha Caipira; Buchada, Godó – prato à base de banana d’água e carne, além dos tradicionais Beijus, Mingaus e petiscos variados. O local também conta com um palco onde diversas apresentações culturais se apresentam diariamente, a partir das 20h.

O Bahia Rural Contemporânea é o maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SDR, que apresenta ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do rural baiano.

Compartilhe: