Home / Destaque / Centro Juvenil em Salvador promove cursos de verão para estudantes [09/01/2018]
Foto: Reprodução

Centro Juvenil em Salvador promove cursos de verão para estudantes [09/01/2018]

Os estudantes da rede estadual começaram, nesta segunda-feira (8), a participar dos cursos de verão do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré. São 240 vagas divididas em seis atividades: Robótica; Piloto Virtual; Corpos – oficina de educação corporal; Eu, Escritor; Garagem de Aplicativos e Fotografia. Os cursos têm duração de duas semanas, com carga horária de 16 horas, com exceção de Piloto Virtual (que tem 12 horas), e ainda estão com matrículas abertas até o dia 10.
 A diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina, destaca que os cursos de verão são uma demanda dos próprios alunos. “Quando termina o ano letivo, os estudantes sempre perguntam sobre atividades nas férias. Por isso criamos uma atividade com uma carga horária mais curta, porém que possa atender os estudantes interessados. Isso mostra a importância do trabalho realizado pelo CJCC, que atrai e promove esse interesse de aprender dos alunos”, explica.
Para David Messias, 16 anos, estudante do 2º ano, do Colégio Estadual da Bahia – Central, a influência dos amigos colaborou para o interesse no curso de Robótica. “Amigos que já tinham feito o curso me indicaram e estou muito contente com a oportunidade, principalmente por adorar disciplinas de exatas. Com essa atividade, nas férias, fiquei bastante interessado e resolvi me inscrever porque podemos exercitar ainda mais nosso conhecimento sobre o tema. Estou tão satisfeito que até para acordar cedo não foi problema”, brincou.
A estudante Isabel Teixeira, 20, que concluiu o ensino médio em 2017, participou dos cursos de música do CJCC e agora quer desenvolver a escrita. “Quero continuar a frequentar o espaço que me ofereceu muitas oportunidades, até mesmo profissional, já que vou seguir na área musical. E esse curso de verão ‘Eu, Escritor’ vem me ajudar muito no lado criativo”, ressaltou.
Inscrições 
Para os estudantes ainda interessados nos cursos de verão, as matrículas seguem até quarta (10). As atividades são destinadas a estudantes matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional.
No ato da matrícula, o estudante deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3×4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
Sobre o CJCC 
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. Atualmente, a rede estadual possui cinco unidades, que ficam em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.
Compartilhe: