Home / Destaque / Castelo Branco recebe posto completamente recuperado pela Prefeitura
Foto: Valter Pontes/AGECOM

Castelo Branco recebe posto completamente recuperado pela Prefeitura

Depois de mais de 40 anos de inaugurado, o Centro de Saúde Cecy de Andrade, em Castelo Branco, foi entregue aos moradores do bairro e adjacências depois da primeira reforma completa da unidade de atenção básica. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (28), com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, autoridades e a população. Este é o 95º posto entregue construído ou recuperado desde 2013.

A intervenção contou com a construção de dois novos consultórios para atendimento clínico, ampliação da farmácia com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, implantação da sala de triagem e espera infantil e aquisição de novos equipamentos para o consultório odontológico e laboratório. Ainda foi implantada uma sala para reuniões e palestras com capacidade para 40 pessoas, ampliadas a sala de curativos com instalação de lavatório, a sala de espera e circulação, além de modernização e ampliação da sala de esterilização e reforma dos sanitários com acesso às pessoas com necessidades especiais.

De acordo com o secretário Rodrigues Alves, também foi ampliado o número de funcionários do posto, passando a contar com 50 profissionais a exemplo de médicos das áreas clínica, de pediatria e ginecologia e obstetrícia, nutricionistas, enfermeiros, cirurgião-dentista, assistentes sociais, farmacêutico e assistentes administrativos, dentre outras especialidades. A unidade tem capacidade para atender cerca de 30 mil pessoas por mês.

O prefeito ACM Neto aproveitou para agradecer a toda a equipe de funcionários da saúde pelo empenho permanente e lembrou que, mesmo no período de crise em todo o país, a Prefeitura vem reunindo esforços para investir cada vez mais no setor em Salvador. “Vamos chegar, até o fim deste ano, a investir 18% do orçamento municipal em saúde, quando a recomendação é de 15% pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Até o final da gestão, queremos que praticamente todas as unidades de saúde sejam entregues completamente recuperadas para os cidadãos”, salientou.

Para a dona de casa Fernanda dos Santos da Silva, a recuperação do Centro de Saúde Cecy Alves veio em boa hora. “Pelo menos nos últimos 24 anos nunca vi uma reforma como esta. Antes mesmo chegava aqui e o posto estava acabado, com equipamentos quabrados, e hoje vejo que tem brinquedos na sala do pediatra. O posto está muito bonito mesmo, espero que a galera saiba conservar”, relatou.

Compartilhe: