Home / Notícias / Caminhada celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Foto: Reprodução

Caminhada celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Pensar na inclusão efetiva das pessoas com deficiência (PcDs) na sociedade. Essa é uma das principais bandeiras do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (3). Para reafirmar a importância da data, será realizada a Caminhada Verão Especial, O Sol é para Todos, a partir das 8h, que vai desde o antigo Aeroclube até o estacionamento do Jardim de Alah, na orla. Aberto ao público, o evento é uma iniciativa da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), em parceria com as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a realidade das pessoas com deficiência e a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, celebrar as conquistas das PcDs e como isto influencia os programas e políticas públicas desse segmento. Além disso, a SJDHDS divulgará, na ocasião, as ações do Passe Livre Intermunicipal, benefício que garante gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal da Bahia a pessoas com deficiência comprovadamente carentes.
“No dia 3 de dezembro, o mundo todo comemora e realiza ações em prol da data. A importância para nós é fazer com que a sociedade enxergue as pessoas com deficiência como capazes e que têm direitos iguais como todas as outras”, ressaltou o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef/SJDHDS), Alexandre Baroni. O presidente da FBDP, Luiz Machado, também comentou a importância da iniciativa: “Ainda vivemos numa sociedade de discriminação. Esperamos que a sociedade reconheça as pessoas com deficiência, que saibam dos direitos delas e lembrem que todas elas estão vivas”.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. Este ano, o tema é a ‘Transformação rumo a uma sociedade sustentável e resiliente para todos’.
Compartilhe: