Home / Entretenimento / Cultura / Lazer / Balé do Teatro Castro Alves inicia turnê em dois Espaços da SecultBA
Foto: Reprodução

Balé do Teatro Castro Alves inicia turnê em dois Espaços da SecultBA

Ainda no clima de comemoração do mês da dança, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta o projeto Edogenias em dois dos Espaços Culturais mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Na quarta-feira (18), a caravana se desloca para o Cine Teatro Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e na sexta-feira (20), os bailarinos estarão no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, na capital baiana. Os espetáculos do projeto são concebidos a partir de coreografias criadas pelos próprios bailarinos da companhia. As senhas de entrada para cada montagem são distribuidas gratuitamente, 30 minutos antes de cada apresentação, sujeitas à lotação dos espaços.

No dia 18 de abril, a partir das 19h, o BTCA estará no Cine Teatro Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, com o espetáculo Youkali, de Konstanze Mello, livremente inspirado na obra de Bertolt Brecht e Kurt Weil, “Cabaré Youkali”. Ainda no mesmo espaço, haverá também a apresentação de Generxs, de Leandro de Oliveira, que aborda a identidade de gênero e a sexualidade – a criminalização, o preconceito, a tolerância e a celebração. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

Já no dia 20 de abril, às 14h, no Espaço Cultural Alagados, em Salvador, o público está convidado a assistir a mais dois espetáculos gratuitamente. A coreografia DAN, concebida e dirigida por Rosa Barreto, propõe uma reflexão sobre a dualidade no mundo, a partir da simbologia afro-brasileira de Oxumaré, orixá ambíguo por pertencer à água e à terra, sendo macho e fêmea. E também será apresentado ao público a montagem Atlântico, que é uma coreografia solo do bailarino Paulo Fonseca. Este é um estudo contemporâneo de dança-teatro baseado na cultura, que busca definir a modernidade, a partir do conceito de diáspora negra e suas narrativas de perda, exílio e viagens. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

O projeto Endogenia, estreado em agosto de 2016, teve como principal objetivo dar vazão à capacidade criativa dos dançarinos do BTCA, além de promover um contato mais próximo do público com a cena, já que foi idealizado para plateias reduzidas em espaços múltiplos. O Projeto, que aborda temas e contextos contemporâneos, é composto por cinco coreografias (Atlântico, de Paulo Fonseca; DAN de Rosa Barreto; Dê Lírios de Tutto Gomes; Generxs de Leandro de Oliveira; e Youkali de Konstanze Mello).

A programação é fruto da parceria dos Espaços Culturais da SecultBA com o Teatro Castro Alves (TCA), que já deu origem a projetos como as oficinas do Lauro Mais Dança (no Cine Teatro Lauro de Freitas) e o Solar Boa Dança (no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador) em parceria com o BTCA, cuja grade de espetáculos vai cotinuar a ocupar os Espaços até o fim deste semestre. A turnê da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) pela capital e interior do estado, também existe graças cooperação entre as entidades da SecultBA e do TCA.

BTCA – Atualmente com um corpo artístico formado por 36 bailarinos, o BTCA conta com mais de 70 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. Foi a primeira companhia pública de dança do Norte e Nordeste e quinta do país, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) foi fundado em 1981 e tornou-se referência de dança moderna e contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Araiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho, entre outros.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.

Serviço

Projeto Endogenias

Quando: 18 e 20 de abril

Onde: Cine Teatro Lauro de Freitas e Espaço Cultural Alagados

Ingresso: gratuito – com senhas distribuídas 30 minutos antes de cada espetáculo

Compartilhe: