Home / Notícias / Bahia recebe embaixador da África do Sul para discutir desenvolvimento rural
Foto: Reprodução

Bahia recebe embaixador da África do Sul para discutir desenvolvimento rural

Para discutir cooperação na área da agricultura familiar, o secretário de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues, recebeu, nesta quinta-feira (15), o embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, que está em visita oficial ao estado da Bahia, pela primeira vez.

O titular da SDR apresentou o contexto do cenário rural baiano e o papel de cada uma das unidades da Secretaria na contribuição do fortalecimento, com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. “Trabalhamos para atender às demandas da agricultura familiar, da reforma agrária, dos povos e comunidades tradicionais e quilombolas do estado da Bahia, por meio de um conjunto de políticas públicas. Temos boas condições de fazer parcerias com a África do Sul e queremos concretizá-la”.

Mashimbye afirmou que a reunião superou suas expectativas: “Acredito que o sucesso de um governo depende do uso da terra. Vim para a Bahia com a mente aberta e estou vendo o quanto tenho para aprender. Na África do Sul, não temos um governo que dê tantas respostas para o desenvolvimento rural e o meu país merece essas respostas”.

O embaixador da África do Sul disse ainda que essa será apenas a primeira visita à Bahia: “Certamente voltarei e trarei uma equipe para que eles possam conhecer as ações realizadas e quero a presença da Bahia no meu país para que conheçam a nossa situação e possam nos aconselhar melhor. O que a SDR nos apresentou não foi só uma mudança econômica na vida das pessoas, mas também no emocional delas”.

O Embaixador vem realizando as visitas oficiais aos estados brasileiros com os quais a África do Sul deseja estreitar laços. Na Bahia, além de buscar oportunidades de cooperação e negócios, houve interesse na área da agricultura familiar, pela similaridade com a África do Sul.

Também fazem parte da comitiva do país africano o conselheiro político da embaixada, Ngwako Solomon Sebola, o conselheiro da embaixada, Schalk Willem Malan, e a assessora do embaixador, Mauricea de Oliveira.

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro; a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe; a coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi; o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), José Tosato; a diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercados da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Elisabete Costa; e a coordenadora de Cooperação Internacional da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Caúra Damasceno.

Compartilhe: