Home / Destaque / Abertas inscrições para 19,8 mil vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio [24/01/2018]
Foto: Reprodução

Abertas inscrições para 19,8 mil vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio [24/01/2018]

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (24), as inscrições para o sorteio eletrônico de 19.817 vagas, para 57 cursos técnicos de nível médio, da Educação Profissional e Tecnológica no Ano Letivo de 2018, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (Prosub). Conforme portaria divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), a oferta abrange 121 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

“Para as novas vagas, os cursos, que tinham duração de dois anos e um ano e meio tiveram uma redução para um ano e meio e um ano, respectivamente. A ideia é que os estudantes tenham um curso otimizado e focado na área que escolherem atuar, com acesso mais ágil ao mundo do trabalho. Estão sendo ofertadas mais de 112 mil vagas da Educação Profissional e Tecnológica no ano letivo de 2018, em diversas modalidades, inclusive com a redução de tempo de quatro para três anos da modalidade Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional, contemplando 142 municípios, sendo que em 40 cidades a oferta será realizada pela primeira vez neste ano letivo”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. Os cursos com duração de um ano são do eixo tecnológico de Produção e Design.

As inscrições para o sorteio eletrônico serão realizadas até 31 de janeiro, no Portal da Educação. Poderá participar o estudante que tenha concluído o ensino médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), tenha comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

O Sorteio Eletrônico será realizado no dia 2 de fevereiro, às 15h, no Auditório da Secretaria da Educação, situada na 5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia, município de Salvador, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, candidatos, pais, professores e comunidade local.

As vagas disponibilizadas serão distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas serão sorteadas para os estudantes que optarem por utilizar a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e 50% das vagas serão sorteadas para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório.

Compartilhe: