Home / Política / 74% dos brasileiros são contra o financiamento empresarial
Foto ilustrativa

74% dos brasileiros são contra o financiamento empresarial

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mostra que 74% dos brasileiros são contra o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos entrevistados se disseram a favor das doações de empresas e 10% afirmaram não ter opinião formada sobre o assunto.

Além disso, a pesquisa, divulgada pelo jornal “Valor Econômico” nesta segunda-feira (6), aponta que 79% dos brasileiros acreditam que as doações empresariais estimulam a corrupção. O levantamento também mostrou que o Partido dos Trabalhadores segue na frente na preferência dos brasileiros. De cada 100, 7 disseram ter preferência pela legenda petista.

Para o levantamento, foram ouvidas 2.125 pessoas em 135 municípios entre os dias 9 e 13 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar do apelo popular, a Câmara dos Deputados aprovou, no fim de maio, que partidos recebam doações empresariais para campanhas eleitorais. A aprovação aconteceu um dia após o tema ter sido rejeitado em plenário.

Além disso, o financiamento feito por empresas a campanhas também é alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

 

Fonte:  Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Valor Econômico”

Compartilhe: